Como funciona o Seguro Desemprego?

4 de agosto de 2017

Diante das incertezas dos tempos atuais, o mercado de seguros tem estado em crescimento constante: seguradoras e corretora de seguros nunca foram tão requisitadas.

Em tempos de crise financeira, inflação e desemprego são consequências certas. Diante disso, é importante que os trabalhadores conheçam seus direitos, e um deles é o seguro desemprego.

O que é?

O seguro desemprego é um benefício concedido pelo governo ao trabalhador desempregado. Trata-se de uma assistência financeira temporária, de modo que o trabalhador não se prejudique enquanto procura sua recolocação profissional.

Como funciona o Seguro Desemprego?

Quem tem direito?

O seguro desemprego é concedido a qualquer trabalhador que tiver sido dispensado sem justa causa, trabalhadores resgatados de regime de trabalho forçado ou em condições análogas à escravidão, e a pescadores artesanais na época do defeso (período de reprodução dos peixes). Esse tipo de seguro também pode ser solicitado por trabalhadores formais que estejam com contrato trabalhista suspenso para participação em cursos de qualificação profissional oferecidos pelo empregador.

Condições

Para que o trabalhador consiga solicitar o benefício, é preciso se enquadrar em uma das três condições abaixo:

  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 12 meses imediatamente anteriores à data da dispensa para fazer a primeira solicitação;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 9 meses imediatamente anteriores à data da dispensa para fazer a segunda solicitação;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 6 meses imediatamente anteriores à data da dispensa para fazer a terceira solicitação.

Prazos para solicitação do seguro desemprego

É preciso estar dentro dos prazos de cada categoria para que o trabalhador possa solicitar o seguro desemprego:

  • Trabalhadores formais: de 7 a 120 dias após a assinatura da demissão;
  • Trabalhadores domésticos: de 7 a 90 dias após a assinatura da demissão;
  • Pescadores artesanais: até 120 dias após a assinatura da demissão;
  • Trabalhadores resgatados de regime análogo à escravidão: até 90 dias após o resgate;
  • Trabalhadores em curso de qualificação profissional: a qualquer momento durante o período de suspensão do contrato.

Como solicitar o seguro desemprego?

Para fazer a verificação das condições do empregado e identificar se ele tem direito ao benefício, o trabalhador deve realizar um agendamento no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Ao preencher os dados pessoais, o usuário receberá um local, dia e horário para ser atendido, de modo a evitar filas. O trabalhador deverá comparecer ao local estabelecido munido de toda a documentação solicitada, que inclui RG, CPF, carteira de Trabalho, comprovante PIS/PASEP, comunicação de dispensa, entre outros.

Valores

O valor a ser pago em cada parcela é calculado com base no salário médio dos três últimos meses anteriores à dispensa, mas o valor a ser pago não excederá, em circunstância alguma, a quantia de R$ 1643,72. Podem ser pagas de três a cinco parcelas de mesmo valor, com base no perfil do trabalhador e na legislação vigente.

O valor pode ser sacado em agências ou caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas vinculadas à CEF, pontos de atendimento Caixa Aqui ou em crédito automático em uma conta Caixa Fácil.


MAIS DE 20 ANOS DE PARCERIA COM AS MAIORES SEGURADORAS DO MERCADO


Porto Seguro Azul Seguros Itaú Seguros Allianz Seguradora
Liberty Seguradora Mapfre Seguros Sompo Seguros Sul América Seguros
Tokio Marine Seguros HDI Seguros Suhai Seguros
Bradesco Seguros Alfa Seguros



VEJA SÓ O QUE NOSSOS CLIENTES ESTÃO ACHANDO DO NOSSO ATENDIMENTO
Sempre procuramos oferecer um atendimento 5 estrelas.
Escutamos de perto aos nossos clientes e trabalhamos para melhorar nosso serviço a cada dia.
Estamos orgulhosos de ter 5 estrelas. Veja o que nossos clientes comentam sobre nós!
4.8/5
Pontuação Média **
 
** Baseado em 133 Comentários nos últimos 12 meses.
 

InfomoneyG1Globo
POR QUE CONTAR COM A SORTE, SE VOCÊ PODE CONTAR COM A MAZETTO CORRETORA DE SEGUROS?
Missão

Nossa missão é criar e comercializar serviços e produtos no mercado de corretagem de seguros que sejam acessíveis a todo tipo de cliente, de forma ética, comprometida e sustentável

Visão

Nossa Visão é ser a maior corretora de seguros do Brasil com capital próprio.

Valores

Nossos Valores vão muito além do respeito e da honestidade, somos pautados em integridade, respeito, coragem, inovação e audácia.




Diferenciais da Mazetto

1. Atendimento aqui é coisa séria

A sua satisfação é a nossa principal meta. Trabalhamos e treinamos nossa equipe para atingir todos os adjetivos possíveis quando o assunto é o atendimento a você. A nossa maior alegria é finalizar um atendimento solucionando todos os seus problemas e deixando-o sempre feliz com a Mazetto.

2. Parceria com as maiores seguradoras

E como oferecer o melhor atendimento sem parcerias estratégicas eficientes? Impossível! E é por isso que, não importa o ramo, temos a solução ideal para o seu caso, sempre auxiliado por um corretor especialista no assunto.

3. Temos mais de 20 anos de experiência

A experiência está do lado da Mazetto. São mais de 20 anos de experiência no ramo de seguros. Tamanha trajetória, realizada com muito sucesso, em conjunto com nossos parceiros para efetuar o melhor atendimento no ramo de seguro do mercado.

4. Milhares de clientes

Em todos esses, realizamos os melhores trabalhos no segmento de seguros, gerando a satisfação de milhares de clientes, levando paz e tranquilidade para suas vidas e a de seus familiares. Venha experimentar a vida mais tranquila sendo cliente da Mazetto.